Ensino a distância: principais características que você deve conhecer

O contexto de pandemia do coronavírus pôs em evidência modelos pedagógicos apoiados no uso da tecnologia. Com salas de aulas fechadas, em cumprimento às medidas de isolamento social, a educação precisa seguir.

Dentre as modalidades de ensino que mais têm crescido nos últimos anos está o EAD. Contudo, muita gente ainda desconhece as principais características do ensino a distância.

Ano após ano, com os constantes investimentos e avanços nessa modalidade, especialmente em instituições de ensino privadas, muitos alunos descobrem como a educação a distância está bem estruturada e ofertando formação de qualidade em todos os níveis.

Mas como funciona um curso EAD? Em que ele difere de um curso presencial? Pensando nessas questões, elaboramos este artigo sobre o ensino a distância e suas principais características. Boa leitura!

Ensino a distância: principais características dessa modalidade
Segundo a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), a expectativa é que, em 2023, haja mais alunos matriculados em cursos a distância do que na educação presencial.

Confira as principais qualidades que têm atraído tantos alunos!

Flexibilidade e comodidade
Uma das principais características do ensino a distância é a flexibilidade de horários. Ao contrário da sala de aula tradicional, o EAD é uma modalidade baseada no que chamamos de atividades assíncronas.

Isso significa que não é necessário que professores e alunos se reúnam em um horário fixo para dar início ao processo de ensino-aprendizagem. O estudante fica livre para assistir às aulas no horário, local e aparelho que desejar.

O estudo a distância é um formato ideal para quem tem pouco tempo disponível e quer potencializar o sucesso profissional. Afinal, você pode separar o tempo de estudo de acordo com sua rotina. Não precisa perder tempo com deslocamento nem se preocupar com a distância.

Aula virtual
No ensino a distância, outra das principais características é a aula on-line – ou videoaula. Normalmente, essas aulas são gravadas e ficam disponíveis para o aluno assistir no próprio ritmo e quantas vezes desejar.

No entanto, há casos em que aulas ao vivo acontecem, mas elas também podem ficar disponíveis para acesso posterior. Além disso, outras atividades interativas e exercícios on-line complementam as aulas, enriquecendo a experiência de estudo.

Na era digital, a forma mais comum de acessar esse conteúdo é por meio de computadores, tablets e smartphones. Basta uma conexão estável com a internet e acessar o exclusivo ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Considerando que, segundo o IBGE, o acesso à internet já chega a 79% da população, percebe-se que o ensino a distância é uma forma de democratizar o acesso ao ensino. Há graduação, pós-graduação e outros cursos acessíveis para além das fronteiras.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *